- Sempre que o corpo seja obeso, esteja inchado, passou por cirurgia recente, morte por infecção generalizada ou esteja apresentando sinais de decomposição, o ponto escolhido para injeção e drenagem deve ser na região cervical (pescoço). Avaliar a necessidade de injeção multi ponto quando o corpo apresentar sinais de coágulos e gás da decomposição.
- A concentração do produto químico deve ser no mínimo dobrada, 2 litros de fluído arterial para cada 7 litros de água, injetar 1 litro dessa solução para cada 10 kg de peso corpóreo.
- Aspirar completamente às cavidades torácica, abdominal e pélvica, injetar fluido cavitario em abundância (de 1 a 2 litros, dependendo do tamanho do corpo), esperar 15 minutos e re-aspirar novamente. Re-injetar fluido cavitario no mesmo volume, esperar os 15 minutos e re-aspirar às cavidades pela terceira vez. Durante a aspiração proceder à massagem na cabeça, braços e pernas no sentido do tronco. Perceber se as vísceras estão bem fixadas através da resistência dos órgãos ao manejo da vara trocadora. Se as vísceras ainda permanecerem muito moles, re-injetar cavitario e re-aspirar pela quarta vez até a completa fixação das vísceras. Depois desse procedimento não precisa colocar mais fluido cavitario, o corpo pode ser mandado para velório com as cavidades secas.
- Tamponar o corpo e acondicioná-lo na urna em 3 níveis de posição, a cabeça deve ficar mais elevada que o tronco, este deve ficar mais elevado que o abdome.
- Durante o transporte do corpo deve ser evitado que a parte da cabeceira da urna permaneça mais baixa que os pés.
OBS: ESSE PROCEDIMENTO PODE PARECER RADICAL DEMAIS, MAS ESSES CORPOS APRESENTAM SITUAÇÕES MUITO COMPLICADAS.
2 Comments
Flademir Jair soares
Eu queria saber o por que .que inchou o rosto e pescoço sendo que foi feito tanatopraxia ela pesava Em torno de uns 180 kg
Adm CNTB
Ola Flademir, podem ser por 4 razões! Se ele estava com o rosto inchado, qdo é feito a aspiração e não canaliza o pescoço, o inchaço acaba escorrendo da parte de cima do rosto e acaba acumulando no pescoço, nada mais é do que o acumulo de liquido que migrou da parte superior da face para o pescoço, por isso é importante canalizar bem a parte do pescoço para que o liquido escorra para dentro da cavidade , passando por essas canaletas que foram feitas no pescoço. O segundo motivo, as vezes se deixar a cabeça baixa, se faz o tamponamento, porem por deixar a cabeça baixa, o liquido vai escorrer do tronco para cabeça e vai começar a inchar o pescoço e a cabeça. A terceira causa pode ser pela decomposição, caso tenha injetado pouco liquido quando o corpo ja poderia estar entrando em estado de decomposição. Então as duas primeiras por liquido e a terceira por gases, onde o corpo ja poderia estar entrando em decomposição.
Uma outra possibilidade pode ter sido por uma injeção de liquido para cabeça muito forte, pode causar inchaço também.