Na Europa, nos séculos 17 e 18 surgiram pandemias de varíola e gripe espanhola causada por vírus e matou milhões de pessoas. A falta de higiene, saneamento e tratamento de esgoto foram apontados pelas autoridades como a causa e o meio de propagação se deu de pessoa para pessoa.

Atualmente os vírus que ameaçam causar epidemias à  humanidade são:

Coronavírus ou Covid-19 que passou a ser transmitido de pessoa a pessoa, através de gotículas respiratórias, em 2019 na China e se tornou uma pandemia que até 2021 ainda não está sob controle.

 AIDS que contaminou mais de 75 milhões de  pessoas no mundo inteiro, destes morreram cerca de 36 milhões e estimativa de 30 milhões de infectados atualmente. A AIDS é transmitida de pessoa para pessoa através de relação sexual e sangue contaminado.

EBOLA, vírus descoberto em 1976 e que matou, em 2014, cerca de 25 mil pessoas na África e alertou autoridades do mundo todo para o risco de uma epidemia mundial. O vírus Ebola é transmitido através do contato com fluidos corporais.

No Brasil, o vírus H1N1 (gripe suína) entre abril de 2009 e agosto de 2010 vitimou mais de 18 mil pessoas. A transmissão de pessoa para pessoa.

O que é um Vírus?

Numa descrição bem simplória, o vírus é um microrganismo que não possui um corpo completo, é uma espécie de cérebro, protegido por uma cápsula. Ele invade uma célula viva e passa a se reproduzir a partir dela.

O vírus quando se encontra num ambiente não adequado ele fica fechado em sua cápsula dormindo por anos até encontrar uma célula viva, ele volta à ativa, invade essa célula e passa a se reproduzir desordenadamente até matar ou inviabilizar o metabolismo do ser invadido.

Porque ele tem essa propriedade de dormir como uma semente é muito difícil combatê-lo.

É possível que, do necrochorume de um cemitério ele possa ser conduzido pela água do subsolo e contaminar uma pessoa a vários quilômetros de distância após longo tempo, até mais de um ano ou anos…

A tanatopraxia elimina completamente os vírus que estão nos corpos das pessoas mortas que podem ser veladas, tocadas, acariciadas pelos seus familiares sem apresentar riscos de contaminações.

Através da tanatopraxia a saúde pública é preservada dos riscos de contaminação por vírus e outros micro-organismos. Os riscos de uma epidemia causada por cadáveres são totalmente descartados.

Vírus é só um dos micro-organismos capazes de causar doenças e mortes para os seres humanos, existem fungos e bactérias selecionadas em ambiente hospitalar que são extremamente resistentes aos antibióticos, exemplo da enzima KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase) que pode ser produzida por qualquer bactéria. As bactérias que se tornaram resistentes e  que passaram a produzir essa enzima, mataram inúmeros pacientes e fecharam hospitais inteiros por vários dias até que puderam ser desinfectados. Inúmeras outras que causam meningite, tuberculose e outras infecções.

Por isso dá grande importância que a tanatopraxia, executada por profissionais treinados em laboratórios licenciados pela vigilância sanitária, represente para a segurança da saúde pública.

Deixe um comentário

Agência Impacto DIgital © 2025. All Rights Reserved.