Julgo que o maior benefício que a tanatopraxia pode trazer aos familiares e amigos do ente falecido é o conforto psicológico transmitido pela sua aparência serena, de descanso e bem estar eterno.
Porque o ser humano acredita que a morte não é o fim, que existe algo além da vida, que de alguma maneira ou forma é eterno, potencializa seus sentimentos pela imagem que o ente falecido transmite.
A fisionomia é modificada pela doença, pelos tratamentos e remédios recebidos, por acidentes e também pelos fenômenos transformativos da morte. Essa fisionomia da morte classificada como “feia” transmite uma imagem de sofrimento, de abandono, de fraqueza e, porque é a imagem que acompanhará o ente falecido para a eternidade, a família e amigos tem sua dor ampliada por achar que o ente ficará eternamente sofrendo.
A tanatopraxia executada por um profissional treinado, qualificado e consciente da importância da boa aparência facial do ente falecido atinge o objetivo de amenizar a dor, o sofrimento pela perda e transmitir o sentimento de alívio, de descanso; Que apesar do ente querido ter falecido tudo foi feito por ele, que está bem e que passará a eternidade num lugar bom e sem nenhum sofrimento ou abandono.
Clayton Marchioro